O instrutor de treinamento é uma figura requisitada no meio dos negócios. A princípio, um bom profissional tem que se adequar ao público alvo. O objetivo é sempre ministrar projetos para criar um ambiente saudável na empresa. Ou seja, preparar, motivar e criar diálogos.
Por que contratar um instrutor de treinamento?
Ao contratar um profissional com gabarito, o gestor agrega valor à marca. Além disso, o instrutor gera um debate maior sobre temas importantes de forma didática. Assim, você pode fazer eventos como: treinamentos, SIPAT, congressos, seminários e palestras.
Dicas para ser um bom profissional
Como em todo nicho, você pode encontrar bons e maus profissionais. Sendo assim, o mundo da instrução não é tão diferente. Não ter medo de falar em público, por exemplo, é fundamental. Logo abaixo, há uma lista com boas dicas para ser um bom profissional:
- Falar bem e de forma correta;
- Saber planejar a apresentação;
- Inteligência emocional;
- Elaborar textos;
- Apresentar relaxado e com bom humor.
São algumas noções para que você possa desenvolver a sua atividade. Dessa forma, crie conexão com a plateia com entusiasmo e, principalmente, conhecimento profundo. Ou seja, os temas têm que estar na ponta da língua.
A importância de planejar a apresentação
Para o discurso surtir efeito, o roteiro é o pontapé inicial do processo. Para começar, é preciso pegar o papel e caneta ou computador. A partir daí, o instrutor de treinamento anota todas as informações e preparam bem as palavras para que surtam efeito.
Ensaie sempre
Sem ensaio e prática vai ser difícil desenvolver uma técnica de persuasão. Basta treinar e criar a habilidade para que tudo saia como planejado. Por exemplo, muitos treinam a oratória em frente ao espelho. Defina o tempo, as pausas, tom de voz e repita muito.

Instrutor de treinamento: dicas de grandes palestrantes
São diversos os nomes que se destacam no mundo das palestras corporativas. Até porque, existem muitas formas de treinamento como teatro, stand up, workshops e mais. Mesmo assim, há diversos profissionais muito requisitados, não importa o tema. Saiba quais são:
- Mario Sergio Cortella;
- Juliana Bley;
- Pedro Janot;
- Bernardinho;
- Andrea Iorio;
- Rony Meisler;
- Max Gehringer;
- Cláudio Tomanini;
- Leandro Karnal;
- Nina Silva.
Muitos deles trabalham principalmente com motivação, mas não é só isso. Gestão de pessoas, liderança, marketing e inovação também estão no escopo das instruções.
Características para se destacar
Todo instrutor de treinamento que se destaca tem características em comum. Dessa forma, ter capacidade de seleção, organização e solução imediata são pontos importantes. Além disso, é preciso dominar o assunto, ter jogo de cintura e dialogar com todos.
Super SIPAT
O mercado está repleto de grandes líderes que são bons no que fazem. Ou seja, servem de referência em diversos modelos e aspectos. Enfim, se pesquisar no Google vai encontrar mais nomes e empresas como a Super SIPAT para instruir os funcionários da melhor forma.