A meditação no trabalho é uma ação de cuidado com o outro. Empresas estão em busca de mais qualidade de vida para seus colaboradores, portanto, esse ato pode fazer com que os exercícios no ambiente da empresa sejam tranquilos.
O que é meditação?
Meditação é um método onde usa-se diferentes técnicas para que o indivíduo que pratica foque em apenas um objeto, ação ou pensamento. Esse processo pode ser de grande ajuda para a mente e o corpo.
Quais os benefícios da meditação no trabalho?
Essa prática contribui com a produção dos colaboradores, sobretudo, em relação a atenção e a melhoria da rotina. Aqui estão 5 benefícios que essa prática pode trazer para as pessoas.
Reduzir o estresse
Devido a demandas e prazos que são definidos, é normal o estresse no local de trabalho. Ao realizar a meditação há uma melhora quase imediata dessa sensação, porque ela relaxa a mente.
Aumentar a produtividade
Com uma melhor atenção ela pode aumentar a produtividade, então, esse processo permite que o desempenho do funcionário cresça. Essa conduta pode ser aprimorada com a ação contínua da meditação. Para isso, um treinamento com o time deve ser feito.
Aumentar o foco e raciocínio
A atividade da meditação é relativa a fixar no presente, dessa forma, ao aquietar a mente a atenção se amplia. Logo, o raciocínio e a compreensão são mais rápidos e claros e, como resultado, o foco no trabalho é aprimorado.
Prevenir transtornos
Para o progresso de uma boa estrutura a saúde do colaborador tem um papel importante. Por isso o cuidado com a ansiedade e burnout, transtornos que podem surgir por conta do trabalho, desse modo, a meditação pode prevenir que a mente não se preocupe ou se sobrecarregue com atividades extras.
Melhorar humor e interações sociais
A mente e corpo relaxado refletem no humor que a pessoa transmite, porque há a liberação de hormônios que trazem o bem-estar. É refletido na melhora do clima da organização, já que a comunicação e a confiança são exibidas na interação com outros membros do trabalho.
Como praticar meditação no trabalho?
As duas técnicas de meditação mais conhecidas são: concentrativa e atenção plena. Por isso, é necessário paciência no processo, você pode seguir cinco práticas para alcançar ela:
- Mantenha uma postura confortável;
- Feche seus olhos;
- Se concentre na sua respiração;
- Observe sua mente;
- Permita-se sentir.
Não brigue com suas reflexões, acolha e se conheça, porque, ao fazer isso, você vai estar aberto a um hábito que ajuda a sua saúde mental, emocional e física.
Incentive a meditação no trabalho para seus colaboradores
Colocando em pauta para a SIPAT, que é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, afinal, a meditação no trabalho é um ato para fazer com que a empresa seja um ambiente seguro e saudável para os colaboradores. Por fim, contrate a Super SIPAT para tornar esse evento ainda mais incrível.