5 opções de palestra sobre segurança no trânsito para SIPAT

Segurança no trânsito

Segurança no trânsito é um dos temas mais importantes para a SIPAT. Afinal, o Brasil ainda é um país com grande número de acidentes todos os dias. Portanto, veja neste artigo como organizar uma atividade de qualidade para sua empresa.

Brasil tem um dos trânsitos mais violentos

As palestras de segurança no trânsito para empresas ajudam a conscientizar a população sobre os riscos de acidente. Então, é essencial que todos entendam sua importância.

Segundo o Denatran, no Brasil há mais de 50 milhões de veículos circulando. Além disso, nos três primeiros meses de 2020, o país registrou mais de 89 mil acidentes. E, 70% das vítimas eram jovens entre 18 e 34 anos.

Essa estimativa tende a crescer se não forem feitas iniciativas de conscientização. Portanto, a SIPAT tem um papel essencial dentro das empresas e deve abordar este tema.

Segurança no trânsito: causas de acidentes

Há inúmeros motivos que podem levar a um acidente de trânsito. Mas, os mais comuns são:

  • Limitações físicas e mentais;
  • Falta de distanciamento de segurança;
  • Falta de habilidade técnica;
  • Veículo com problemas;
  • Desrespeito às leis de trânsito.

A maioria desses casos podem ser trabalhados com mais segurança no trânsito. Aliás, o primeiro passo é sempre conscientizar os motoristas e pedestres.

Como evitar acidentes

Além da conscientização, há algumas atitudes que devem ser tomadas pelos motoristas e empresas para reduzir os acidentes. Por exemplo:

  • Realizar revisões nos carros;
  • Usar cinto de segurança;
  • Respeitar as leis de trânsito;
  • Não dirigir alcoolizado; 
  • Jamais usar o celular enquanto dirige;
  • Respeitar o limite de velocidade e as sinalizações.

Com essas ações simples e prática o resultado já pode ser diferente. Sendo assim, é essencial que trabalhe e apresente todas para sua equipe.

5 opções de palestra de segurança no trânsito para empresa

Você tem inúmeras possibilidades para suas palestras de segurança no trânsito. Mas, é importante que pense em algo que chame a atenção do público. Bem como, que transmita uma mensagem clara.

Caso esteja com dúvida sobre a atividade, veja, a seguir, 5 temas que podem e devem ser trabalhados em sua SIPAT:

  1. As principais normas e leis de trânsito;
  2. Direção defensiva;
  3. Cuidados no trânsito;
  4. O que fazer e não fazer ao dirigir;
  5. Habilidades técnicas na direção.

SIPAT

Escolha algum desses temas sobre segurança no trânsito para a sua SIPAT. Mas, contrate uma equipe profissional para que o conteúdo seja aplicado em sua equipe. Assim, terá um bom resultado.

Além disso, vale lembrar que a SIPAT pode acontecer em qualquer época na empresa. Portanto, não demore muito para organizar a ação e diminua os riscos de acidentes entre sua equipe.

Com a conscientização, não apenas no ambiente de trabalho, mas a todo momento o motorista terá mais cuidado. Isso evita acidentes e torna o ambiente bem mais tranquilo e seguro.

Segurança no trânsito é essencial na SIPAT

Você já conseguiu entender que a segurança no trânsito é assunto essencial na SIPAT. Sendo assim, não espere mais para organizar sua atividade e faça algo que impressione sua equipe.

Apenas com a conscientização é possível notar mudanças. Então, façam sua parte!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT