A palestra EPI é uma boa ação para quem está organizando uma SIPAT. Isso porque, o principal objetivo desse evento é estimular a segurança do trabalho. É essencial, portanto, incluir esse tema ao organizar o encontro em sua empresa.
O que é uma palestra EPI?
É um encontro sobre os chamados EPI, equipamentos de proteção individual. Então, sua ocorrência deve fazer parte da rotina de todas as empresas, de qualquer segmento. Os principais contextos para que ela aconteça são:
- Integrar novos membros na equipe;
- Diálogos de segurança;
- SIPAT.
É bastante comum, no entanto, que esse tipo de palestra ocorra dentro do contexto da SIPAT, que é a sigla para Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Aliá, as empresas devem realizar o evento de forma anual.
A NR 6
O treinamento EPI tem total relação com a lei NR 6, que é a norma que os regula. Assim, seu objetivo principal é proteger a saúde dos trabalhadores e evitar riscos para a sua segurança.
Regras gerais
A NR 6 define quais tipos de EPI podem ser usados, como fabricar e importar. Além disso, regula as condições de uso desses itens para todos que compõem a equipe de uma empresa.
Por que fazer uma palestra EPI?
Muitas pessoas não têm ampla consciência sobre o tema, então, fazer palestras internas, é uma ótima forma de educar a sua equipe. Aliás, é ideal mesclar ações mais lúdicas com conteúdos de informação.
Qual é a distinção entre palestra EPI e palestra NR 6?
Na prática, nenhuma, porque trata-se de duas chamadas distintas para o mesmo propósito, que é realizar palestras de educação sobre EPIs. Em algumas empresas, o evento também pode se chamar treinamento NR 6.
10 temas para a sua palestra
É preciso que a empresa analise quais setores respondem por mais acidentes de trabalho. Portanto, o evento ganha uma conotação de melhoria prática relevante e orienta sua equipe.
Para realizar a palestra, é necessário também avaliar qual o segmento de atuação da empresa. A escolha dos temas, então, deve abordar as principais demandas de risco do setor. Alguns exemplos de pautas são:
- Saúde do trabalho;
- Principais tipos de EPI;
- Resumos da NR 6;
- Direção defensiva;
- Ergonomia;
- Dependência digital;
- DSTs;
- Saúde mental;
- Nutrição;
- Retorno ao trabalho no pós-pandemia.
Tratar da saúde do trabalho de forma geral é essencial, porque a empresa pode ter pessoas leigas nesses assuntos. Além disso, a segurança é essencial para ter um ambiente melhor para todos da equipe.
Super SIPAT
Para realizar a palestra conte com a Super SIPAT. Afinal, a empresa é líder de mercado no segmento e possui ótimos profissionais para abordar os temas. Aliás, oferece teatros e ações que vão integrar o público.