Inteligência Emocional – 8 palestras para mudar o seu dia

inteligência emocional

A inteligência emocional é muito importante no ambiente de trabalho. Assim, seja qual for a área em que atue, ela garante que as decisões sejam mais racionais. Então, saiba mais como aprender e usar o controle emocional na profissão.

O que é a inteligência emocional? 

Este atributo permite à pessoa conhecer e controlar suas emoções, em especial em momentos de pressão. No entanto, isso não quer dizer reprimir o que sente. Ao contrário, visa entender o porquê e assim saber como lidar com a situação.

O equilíbrio das emoções evita problemas de saúde, como ansiedade e depressão, por exemplo. Além disso, se não está sob controle, pode refletir em sintomas físicos, como dores, diabetes e até doenças no coração. 

Posso aprender essa habilidade?

Qualquer pessoa pode ter mais inteligência emocional, nas diversas relações do dia a dia. Para tanto, é preciso analisar suas ações e ainda mais as reações aos eventos diários. Cuidar com  as respostas no impulso é um passo para decisões mais conscientes.

Então, é preciso inteligência emocional no trabalho?

Uma boa gestão das emoções melhora o diálogo, e com isso, é possível ter melhores resultados na equipe. Além disso, confira o que mais a  fazer palestra inteligência emocional pode trazer ao ambiente de trabalho: 

  • Facilita a solução de conflitos, quando as pessoas estão aptas a ouvir o outro;
  • Ajuda a ter mais empatia e buscar entender como o outro se sente;
  • Engaja mais o time, pois entende os aspectos motivacionais das pessoas;
  • Mantém o estresse sob controle, e evita riscos de saúde.

O desafio para ter o autocontrole é diário. Portanto, no dia a dia é comum se sentir frustrado ou com raiva quando algo não sai como esperado. No entanto, é nesses momentos que você deve conhecer essas emoções e saber contorná-las.

Foto: Falar sobre inteligência emocional na SIPAT faz toda diferença.

Veja 8 ideias de temas sobre inteligência emocional 

As soft skills, ou seja, as habilidades de relação entre pessoas são cada vez mais valorizadas. Dentre elas, a inteligência emocional é uma das mais importantes. Por isso, empresas investem em cursos sobre o assunto, com temas como:

  1. Gestão de pessoas: como lidar com pessoas diferentes na equipe;
  2. Como lidar com crises no trabalho, e tomar decisões racionais;
  3. Empatia, ou seja, como se colocar no lugar do outro;
  4. Controle da ansiedade;
  5. Motivar a si mesmo, ou seja, como se manter focado em um objetivo;
  6. Como receber e dar feedbacks construtivos;
  7. Aprenda a lidar com as emoções negativas;
  8. Como falar em público com segurança.

Há uma série de formas de tratar o tema, que deve se adequar à realidade da empresa, tamanho e desafios da equipe. 

Por que falar desse assunto na SIPAT?

Uma vez que ela interfere na saúde do empregado, nada mais adequado que tratar o assunto na SIPAT. Dessa forma, é uma chance de trazer a discussão em pauta sobre a importância de lidar bem com as emoções.

Conte com os melhores recursos para seu evento, com atores profissionais e um repertório de palestras sobre o tema. Então, para um evento único e que engaje o público, conte com a experiência da Super SIPAT na sua Semana de Prevenção de Acidentes.

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