A inteligência emocional é muito importante no ambiente de trabalho. Assim, seja qual for a área em que atue, ela garante que as decisões sejam mais racionais. Então, saiba mais como aprender e usar o controle emocional na profissão.
O que é a inteligência emocional?
Este atributo permite à pessoa conhecer e controlar suas emoções, em especial em momentos de pressão. No entanto, isso não quer dizer reprimir o que sente. Ao contrário, visa entender o porquê e assim saber como lidar com a situação.
O equilíbrio das emoções evita problemas de saúde, como ansiedade e depressão, por exemplo. Além disso, se não está sob controle, pode refletir em sintomas físicos, como dores, diabetes e até doenças no coração.
Posso aprender essa habilidade?
Qualquer pessoa pode ter mais inteligência emocional, nas diversas relações do dia a dia. Para tanto, é preciso analisar suas ações e ainda mais as reações aos eventos diários. Cuidar com as respostas no impulso é um passo para decisões mais conscientes.
Então, é preciso inteligência emocional no trabalho?
Uma boa gestão das emoções melhora o diálogo, e com isso, é possível ter melhores resultados na equipe. Além disso, confira o que mais a fazer palestra inteligência emocional pode trazer ao ambiente de trabalho:
- Facilita a solução de conflitos, quando as pessoas estão aptas a ouvir o outro;
- Ajuda a ter mais empatia e buscar entender como o outro se sente;
- Engaja mais o time, pois entende os aspectos motivacionais das pessoas;
- Mantém o estresse sob controle, e evita riscos de saúde.
O desafio para ter o autocontrole é diário. Portanto, no dia a dia é comum se sentir frustrado ou com raiva quando algo não sai como esperado. No entanto, é nesses momentos que você deve conhecer essas emoções e saber contorná-las.
Veja 8 ideias de temas sobre inteligência emocional
As soft skills, ou seja, as habilidades de relação entre pessoas são cada vez mais valorizadas. Dentre elas, a inteligência emocional é uma das mais importantes. Por isso, empresas investem em cursos sobre o assunto, com temas como:
- Gestão de pessoas: como lidar com pessoas diferentes na equipe;
- Como lidar com crises no trabalho, e tomar decisões racionais;
- Empatia, ou seja, como se colocar no lugar do outro;
- Controle da ansiedade;
- Motivar a si mesmo, ou seja, como se manter focado em um objetivo;
- Como receber e dar feedbacks construtivos;
- Aprenda a lidar com as emoções negativas;
- Como falar em público com segurança.
Há uma série de formas de tratar o tema, que deve se adequar à realidade da empresa, tamanho e desafios da equipe.
Por que falar desse assunto na SIPAT?
Uma vez que ela interfere na saúde do empregado, nada mais adequado que tratar o assunto na SIPAT. Dessa forma, é uma chance de trazer a discussão em pauta sobre a importância de lidar bem com as emoções.
Conte com os melhores recursos para seu evento, com atores profissionais e um repertório de palestras sobre o tema. Então, para um evento único e que engaje o público, conte com a experiência da Super SIPAT na sua Semana de Prevenção de Acidentes.